quarta-feira, 16 de maio de 2012

Jardim Santo André e Jardim São Francisco


Jardim Santo André e Jardim São Francisco


A região que hoje se localiza o Jardim Santo André fazia parte da Fazenda da Juta, que era da família de Carlos Ferreira de Barros, onde havia o Jardim Sônia Maria, Silvia Maria e Ana Maria, todas filhas de Raul Ferreira de Barros.
A fazenda foi dividida em quinhões entre Paulo, Carlos e Raul, todos da família Ferreira de Barros. Cada um ficou com um pedaço. Carlos, que ficou com a parte onde hoje se localiza o Jardim Santo André vendeu para o Dr. Fausto Gonzaga Gaspar que era da Princal, o qual a transformou em lotes de chácaras do Morro do Cruzeiro.
O Jardim Santo André e o Jardim São Francisco foram fundados no dia 11/03/1966. Os dois loteamentos somam 1549 lotes, são 38 ruas oficiais. Quando da sua abertura, o Jardim Santo André, foi loteado pelo Doutor Antônio Fausto, hoje com escritório na Avenida Paulista.
Ao Jardim São Francisco, ele deu este nome devido à Faculdade São Francisco onde havia cursado direito.
Como morava na Vila Mariana, Zona Sul, ele vinha muito para Santo André, pelo ABC, aqui pelo bairro para fazer trabalhos de engenharia e terraplanagem.
Nessa época pegou muita amizade com pessoas de Santo André, que faziam faculdade com ele e, em homenagem à cidade de Santo André, colocou o nome de Jardim Santo André, já que o loteamento do Jardim São Francisco não tinha vingado devido à localização e porque naquela época havia só a estradinha de Sapopemba, uma estradinha bem estreita que cortava a mata fechada. Estrada com muitas curvas e que não tinha muita pavimentação, nem condições de acesso, devido ao DER - Departamento de Estradas e Rodagem, que tomava conta da estrada naquela época.


Fonte: Memórias do meu Jardim, Rita Arantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário