quarta-feira, 16 de maio de 2012

JARDIM SÃO FRANCISCO 2008


JARDIM  SÃO FRANCISCO  2008     
A gleba onde foi implantado o Jardim São Francisco foi desapropriada em 1981 para ser a extensão do aterro sanitário existente. No final dos anos 80, a gleba foi dividida em 8 setores para a construção de moradias sociais. A partir de 1985, convênios entre PMSP e Associações Comunitárias resultaram na construção de 1299 unidades embrionárias em lotes [Promorar], na área junto à av Sapopemba.
Os setores 1, 5 e 8, totalizando 1195 moradias previstas, foram construídos por mutirão e autogestão com recursos do funaps/pmsp.
O projeto do setor 8 [área de estudo] foi o vencedor do Concurso nacional de Anteprojetos para habitação popular promovido por Sehab/Habi e Cohab em 1989/90. Havia a previsão de um parque na área onde funcionou o aterro sanitário e de um núcleo integrado de equipamentos comunitários [oficina cultural, escola e creche].

Hoje, 2008, o Jardim S Francisco na zona leste, sub-prefeitura de São Mateus, é o terceiro maior assentamento em condições precárias de SP. Fica no distrito de São Rafael, bem próximo à divisa com a cidade de Mauá. Possui cerca de 15 mil famílias.
Os núcleos A e 5B foram ocupados por loteamentos irregulares, mas mantiveram certa organização de arruamento e distribuição de lotes, mas modificando o projeto inicial do concurso. Desde 2003 foram feitas obras de infra nos 2 núcleos e recentemente a construção de 88 unidades para abrigar as famílias que lá moram.
http://jardimsaofrancisco.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário