O planeta pede socorro! E você, vai ficar aí parado?
O título assusta, não é mesmo?
As informações obtidas diariamente nos deixam em dúvida:
a vida do planeta corre realmente perigo?
O que escutamos e lemos, é verdadeiro, ou são apenas conjecturas para nos
deixar malucos?
Infelizmente tudo é real.
Os cientistas não estão mentindo. Muitas vezes gostaríamos que fosse
apenas um filme. A ação poluidora do homem tem elevado a temperatura média do
planeta em 1°C a cada cem anos – o aquecimento global - Conseqüência direta dos
gases nocivos emitidos pelos países na atmosfera, através do escapamento dos carros,
fábricas, defensivos agrícolas, queima de florestas, entre outros.
Para
termos uma ideia ampla do problema, cerca de 7,2 bilhões de toneladas de CO2,
(gás carbônico) são lançados anualmente na atmosfera da Terra. Gás, esse, proveniente
da queima de combustíveis fósseis, à base de petróleo, gás natural e carvão mineral.
Incluem-se também, como grandes poluidores: o desmatamento, as queimadas, e o
funcionamento de indústrias e automóveis.
Diante de alarmante situação, a escola deve desempenhar o
papel de mediadora entre o homem e o meio ambiente, para que haja a
conscientização necessária dos educandos e da comunidade do entorno. Mas como
estimulá-los a desenvolver pesquisas, debates e trabalhos sobre um assunto tão
polêmico?
Ao
trabalhar projetos, o educador, através de atividades lúdicas, induz o aluno
ao conhecimento, sobre o tema, no caso, Mudanças Climáticas. Basta criatividade
na elaboração e fundamentalmente a participação dos aprendizes na elaboração do
mesmo. Quando o educando
participa da construção do projeto, o desenvolvimento ocorre de maneira
prazerosa, e com sucesso garantido.
Ações relevantes desenvolvidas no projeto “De olho no clima”:
criação de uma composteira, produção de mudas, cultivo de jardim e horta,
plantio de árvores, recolhimento de materiais para reciclagem, criação de
folder, apresentação de slides, concurso de redação, caminhada ecológica,
formação de um grupo de trilha e conscientização dos familiares.
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Ligia Mara Mencarelli Santos – graduada em Ciências Biológicas e Química pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santo André – Fundação Santo André.
Especialista
em Educação Ambiental pelo Instituto Biológico.
Coordenadora do
Projeto Embaixadores do Clima.
Conselheira Comunitária Consultiva, representante da
área da educação junto ao Pólo Petroquímico de Mauá.
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