quarta-feira, 16 de maio de 2012

O planeta pede socorro! E você, vai ficar aí parado?


O planeta pede socorro! E você, vai ficar aí parado?

O título assusta, não é mesmo?

            As informações obtidas diariamente nos deixam em dúvida: a vida do planeta corre realmente perigo? O que escutamos e lemos, é verdadeiro, ou são apenas conjecturas para nos deixar malucos? 
            Infelizmente tudo é real.  Os cientistas não estão mentindo. Muitas vezes gostaríamos que fosse apenas um filme. A ação poluidora do homem tem elevado a temperatura média do planeta em 1°C a cada cem anos – o aquecimento global - Conseqüência direta dos gases nocivos emitidos pelos países na atmosfera, através do escapamento dos carros, fábricas, defensivos agrícolas, queima de florestas, entre outros.
            Para termos uma ideia ampla do problema, cerca de 7,2 bilhões de toneladas de CO2, (gás carbônico) são lançados anualmente na atmosfera da Terra. Gás, esse, proveniente da queima de combustíveis fósseis, à base de petróleo, gás natural e carvão mineral. Incluem-se também, como grandes poluidores: o desmatamento, as queimadas, e o funcionamento de indústrias e automóveis.
            Diante de alarmante situação, a escola deve desempenhar o papel de mediadora entre o homem e o meio ambiente, para que haja a conscientização necessária dos educandos e da comunidade do entorno. Mas como estimulá-los a desenvolver pesquisas, debates e trabalhos sobre um assunto tão polêmico?
            Ao trabalhar projetos, o educador, através de atividades lúdicas, induz o aluno ao conhecimento, sobre o tema, no caso, Mudanças Climáticas. Basta criatividade na elaboração e fundamentalmente a participação dos aprendizes na elaboração do mesmo. Quando o educando participa da construção do projeto, o desenvolvimento ocorre de maneira prazerosa, e com sucesso garantido.
            Ações relevantes desenvolvidas no projeto “De olho no clima”: criação de uma composteira, produção de mudas, cultivo de jardim e horta, plantio de árvores, recolhimento de materiais para reciclagem, criação de folder, apresentação de slides, concurso de redação, caminhada ecológica, formação de um grupo de trilha e conscientização dos familiares.


Ligia Mara Mencarelli Santos – graduada em Ciências Biológicas e Química pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santo André – Fundação Santo André.
Especialista em Educação Ambiental pelo Instituto Biológico.
Coordenadora do Projeto Embaixadores do Clima.
Conselheira Comunitária Consultiva, representante da área da educação junto ao Pólo Petroquímico de Mauá.  

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