terça-feira, 10 de abril de 2012

Sexualidade – Perguntas e Respostas I

Sexualidade – Perguntas e Respostas


Nunca fui ao ginecologista até hoje (tenho 15 anos), enquanto a maioria das minhas amigas já foi várias vezes. Devo esperar que minha mãe toque no assunto ou digo e ela que quero ir?

O melhor é enfrentar a situação e expor claramente para sua mãe que você já menstrua e que gostaria de ouvir os conselhos de um ginecologista sobre sua saúde. O único risco é ela achar que você quer ir ao médico porque está transando com alguém e ficar no seu pé. Se isso ocorrer, acalme-a, deixe as coisas voltarem ao normal e mais tarde volte ao ponto. Mais cedo ou mais tarde ela acabará concordando, e mais para a frente você poderá ir sozinha ao ginecologista.

Outro dia transei com meu namorado e no final a camisinha saiu do pênis dele, ficando dentro da minha vagina. Ao tirá-la o sêmen ainda estava no interior, tendo ocorrido talvez um pequeno vazamento, e por isso tomei a pílula do dia seguinte no espaço de 24 horas. Existe possibilidade de eu engravidar?

A camisinha deve ter saído porque seu namorado talvez tenha demorado demais para retirar o pênis após a ejaculação. Nessa situação, o membro masculino perde rigidez e tamanho e a camisinha fica folgada, podendo desprender-se. Quanto à contracepção de emergência (nome correto para a pílula do dia seguinte), sempre que utilizada no período certo ela é bastante confiável, apresentando índice de eficácia ao redor de 75% a 85%, segundo estudos da Organização Mundial da Saúde. Assim, é bem possível que você não tenha engravidado dessa vez. Mas lembre-se de consultar um ginecologista para receber a indicação correta sobre os métodos contraceptivos.

Qual é o melhor momento de uma menina visitar pela primeira vez um ginecologista?

As ocasiões mais adequadas são, logo depois da primeira menstruação, antes da primeira relação sexual, ou imediatamente após esta. Assim, ela pode ter informações corretas sobre cólicas, tensão pré-menstrual, corrimentos e métodos contraceptivos, e já começa a estabelecer uma relação de confiança com seu médico, muito importante para sua saúde futura.

O que acontece na consulta inicial com um ginecologista?

O procedimento se inicia com um exame clínico geral e o exame das mamas, seguido do exame ginecológico completo - caso a garota já mantenha relações sexuais e esteja à vontade. Ele consiste de uma avaliação externa (vulva) e de um exame interno, no qual é utilizado o especulo, aparelho para que o médico possa visualizar em detalhes o interior da vagina e o colo do útero, ocasião em que pode ser colhido material para o exame Papanicolaou (prevenção do câncer de colo de útero) e em seguida (usando luva descartável) é feito o toque vaginal, no qual o ginecologista introduz dois dedos na vagina e com a outra mão sobre a barriga, procura identificar as estruturas da pelve (útero e ovário) conferindo suas formas, tamanho, mobilidade e ocorrência ou não de dor.

Se a menina ainda for virgem, como é feito o exame ginecológico? Ela pode ir ao médico sozinha se tiver menos de 18 anos?

Caso haja a necessidade de exame ginecológico, é possível realizá-lo com especulo apropriado para virgem, bem como também se for necessário o toque será feito via retal. Com relação à idade, não há nenhum impedimento da garota apresentar-se sozinha ao ginecologista.

Os resultados do exame ginecológico, inclusive se a garota não é mais virgem, podem ser comunicados aos pais dela?

Segundo o código de ética médica, é proibido ao ginecologista divulgar informações do exame de uma paciente menor de idade, mesmo a seus pais ou responsáveis. As únicas exceções é se isso puder causar danos a ela ou se a paciente der sua autorização.

No que consiste o exame Papanicolaou?

É um exame totalmente indolor, no qual são coletadas células do colo uterino para análise no microscópio, visando detectar a presença de células pré-cancerosas. Em caso positivo, pode ser iniciado imediatamente um tratamento precoce que aumenta as possibilidades de cura da paciente. Deve ser feito periodicamente por todas as mulheres que já iniciaram sua atividade sexual.

Qual o melhor momento de fazer uma ultra-sonografia?

O ideal é realizá-la entre o sexto e o décimo dia do ciclo menstrual, quando os órgãos da pelve estão pouco alterados pela ação dos hormônios do ciclo. A exceção é se a garota estiver sentindo dor pélvica ou tiver suspeita de estar grávida, ou ainda, se houver alguma necessidade especial de avaliar um período específico do ciclo menstrual.

Qual o melhor tipo de teste de gravidez?

É o chamado ß-HCG (ou Beta-HCG), que pode ser feito assim que houver atraso na menstruação, e age por meio da detecção do hormônio "gonadotrofina coriônica", presente só no organismo das grávidas.

A garota que deseja engravidar deve fazer quais exames?

Toda garota que deseja engravidar deveria fazer exames para detecção de HIV, sífilis, hepatite A, B e C, diabetes, mononucleose, rubéola, toxoplasmose e citomegalovírus, além de hemograma completo e tipagem sangüínea e, adicionalmente deve fazer um exame para detecção de infecção das vias urinárias e parasitas intestinais.



Tive relação sexual 3 vezes com três meninos, o primeiro penetrou pouco o pênis e eu não sangrei. Com o segundo aconteceu a mesma coisa e com o terceiro houve total penetração e também não sangrou. Com qual deles há mais probabilidade de eu ter perdido a virgindade, já que nem sempre há sangramento na primeira vez?

Primeiro é importante deixar claro que o conceito de virgindade tem a ver com ter ou não ter tido relações sexuais, sejam elas vaginais, orais ou anais, e não propriamente com a ruptura ou não do hímen, que é uma membrana fina e elástica, cedendo à passagem de um dedo, um absorvente interno, um espéculo pequeno ou até mesmo um pênis. Portanto, para que haja a perda da "virgindade", não precisa haver sangramento, dor ou até penetração, mas simplesmente contato sexual com ou sem penetração Portanto, você perdeu a virgindade quando teve seu primeiro contato sexual e este contato você é que pode dizer melhor com quem foi. Acho somente importante lembrar que quando se tem relações sexuais, existe risco de gravidez e das DST/AIDS, portanto, vale consultar um médico, para junto com ele escolher um método contraceptivo seguro, além do que, o uso da camisinha é fundamental, a todas as relações, para a proteção não só da gravidez, mas também das DST/AIDS.


Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

Fonte: Equipe Programa Ato - Bayer HealthCare Pharmaceuticals

Nenhum comentário:

Postar um comentário